Detalhar som

Classificação Científica

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Subordem: Tyranni
Infraordem: Tyrannides
 Wetmore & Miller, 1926
Parvordem: Tyrannida
Família: Tyrannidae
 Vigors, 1825
Subfamília: Tyranninae
 Vigors, 1825
Espécie: L. leucophaius

Nome Científico

Legatus leucophaius
(Vieillot, 1818)

Nome em Inglês

Piratic Flycatcher


Estado de Conservação

(IUCN 3.1)
Pouco Preocupante

Fotos Sons

Bem-te-vi-pirata

O bem-te-vi-pirata é uma ave passeriforme da família Tyrannidae.

Conhecido também como bem-te-vi-pequeno.

Nome Científico

Seu nome científico significa: do (latim) legatus = governador; e do (grego) leukos = branco; e de phaios = escuro, escurecido; leukophaios = cinza esbranquiçado, cinza claro. ⇒ Governador cinza esbranquiçado.

Características

Mede cerca de 14,5 cm de comprimento. O menor dos “bem-te-vis rajados”, no período reprodutivo vocaliza praticamente o dia todo em locais expostos e torna-se notável. Em comparação com o peitica (Empidonomus varius), o bico é menor e a cauda mais curta, conferindo um aspecto mais atarracado ao bem-te-vi-pirata. Sob excelentes condições, é possível observar que falta a esse o fio marrom avermelhado da parte superior das penas da cauda daquele. Entretanto, como sempre os vemos contra o céu, as características comportamentais são grandes auxiliares. O nome pirata vêm do hábito de tomarem ninhos construídos por outras espécies para reproduzirem.

Subespécies

Possui duas subespécies:

Alimentação

Os adultos alimentam-se quase que exclusivamente de frutos, ao contrário dos demais membros da família Tyrannidae, que comem principalmente insetos.

Reprodução

Aproveita ninhos de várias outras aves para se reproduzir, espantando os adultos e jogando para fora os ovos dos construtores do ninho. A maioria das colônias de japiim e de japus, por exemplo, têm pelo menos 1 ninho ocupado por bem-te-vis-pirata. Põe de 2 a 3 ovos marrom-acinzentados com manchas marrom-escuras. H Sick fala em “cleptoparasitismo”.

Hábitos

Varia de incomum a comum em clareiras com árvores esparsas, bordas de florestas úmidas e capoeiras. Vive normalmente solitário e pousado à altura da copa. Passaria facilmente desapercebido não fosse seu canto marcante, repetido insistentemente.

Distribuição Geográfica

Quase todo o Brasil, com exceção de parte das regiões Centro-oeste e Nordeste, exceção esta já superada pelas diversas postagens neste site. Encontrado também do México ao Panamá e nos demais países da América do Sul, excluindo-se o Chile e o Uruguai.

Referências

Galeria de Fotos